Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que não sei o nome...

sexta-feira, 4 de março de 2011

Ordinario, Triennio, Biennio, Graduação ou Mestrado???

 Os cursos aqui na Itália tem nomes diferentes do Brasil, não sei se é na Europa inteira mas me parece que sim. Dentro do Conservatório existem três opções de curso: o Ordinario, o Triennio e o Biennio. O Ordinario seria o nosso "conservatório" normal que tem duração de no mínimo 5 anos mas ao terminar o Ordinario tendo terminado o equivalente ao nosso colegial (não sei direito como isso funciona) o seu curso Ordinario equivaleria a uma graduação (com a vantagem de você poder comecá-lo muito mais jovem enquanto ainda está no colégio por exemplo). O Triennio equivale a nossa graduação mas como o nome diz tem duração de 3 anos. E o Biennio é o equivalente ao nosso mestrado.
Para se inscrever em qualquer dos cursos você tem que acompanhar as publicações no site dos conservatórios, o que eu estudo é o de Adria: http://www.conservatorioadria.it . As inscrições costumam ser no fim do ano letivo (volto a relembrar que termina em junho) e os testes de admissão em agosto, setembro ou outubro. Sim qualquer um pode vir e se inscrever, fazer o teste e se passar se virar para conseguir o visto depois, heheh.
Alguns consulados (como o de São Paulo) preferem intermediar este processo de inscrição, note que sua vida pré-vinda para a Itália exige muitas idas ao consulado italiano..... uma dica para ser melhor tratado no consulado em qualquer procedimento é se você já falar italiano fale em italiano com eles, eles serão bem mais compreensivos hehehheh


Caso você já tenha a sua carta convite o que você tem que fazer é preparar a sua documentação acadêmica. Para o Ordinario não tenho a mínima idéia mas para o Triennio você tem que ter reconhecido pelo consulado italiano seu diploma do colegial e para o Biennio o seu diploma da faculdade. Volto a lembrar que cada consulado tem o seu procedimento próprio e que eles mudam as regras à toda hora. Quando eu fiz o reconhecimento da minha documentação no consulado italiano de São Paulo no segundo semestre de 2009 foi particularmente um inferno, a começar pelo pequeno detalhe que eu nunca tinha pedido o diploma da minha faculdade mesmo tendo me formado já a 5 anos, no Brasil o certificado de conclusão praticamente equivale como comprovação de graduação mas para o consulado tem que ser o diploma mesmo, e outro detalhe que eu também não sabia é que o diploma demora milênios para ficar pronto.

Além do diploma da sua faculdade o consulado de Sampa exigia uma série de documentos:

HISTÓRICO ESCOLAR 2º GRAU COM CERTIFICADO DE CONCLUSÃO (com tradução, ambos autenticados)
- LAUDA DE CONCLUINTE (é um lance que em alguns certificados já está, tipo um carimbinho que consta a data de quando saiu no diário oficial o registro da sua conclusão do 2º grau, como minha escola tinha fechado tive que recorrer a Delegacia de Ensino responsável pelo arquivo da minha escola, foi o que demorou mais para sair)
-DIPLOMA UNIVERSITARIO ORIGINAL (com tradução, ambos autenticados) 
-CONFERMA AUTENTICITÀ DIPLOMA (entra no site do consulado, imprime e leva na sua faculdade para assinarem e depois reconhecer firma, sempre!! Heheheh)
-HISTÓRICO ESCOLAR UNIVERSITARIO (com tradução, ambos autenticados) 
-CONFERMA AUTENTICITÀ HISTÓRICO ESCOLAR UNIVERSITARIO (entra no site do consulado, imprime e leva na sua faculdade para assinarem e depois reconhecer firma, sempre!! Heheheh) 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENCADERNADO COM AS PÁGINAS NUMERADAS (peça na secretária da sua faculdade)
- DECLARAÇÃO RELATIVA AO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (é uma declaração feita na faculdade dizendo que o conteúdo é esse mesmo e que tem tal número de páginas, normalmente o pessoal da secretária sabe o que escrever - com tradução, ambas autenticados) 

Fiz todas as minhas traduções juramentadas com o Gonzalo um tradutor bem confiável que pagando mais faz traduções em tempo record!! Muito útil quando se está correndo contra o relógio!! Hehehe
Quando você reunir toda a documentação encaminhe para o ERESP reconhecer todas as firmas, quando voltar de lá (eu mandei pelo correio e eles devolviam pelo correio, nenhum custo além do sedex) vá ao consulado e entregue a documentação, se você puder comprovar seu estudo (carta convite por exemplo) não terá que pagar para esse reconhecimento (se não tiver prepare seu bolso para uma mega bolada!!), agora é esperar, o tempo que vai demorar esse reconhecimento é um mistério, é sempre bom pressionar dizendo quando você tem que viajar e coisa e tal (outra dica é se você for cantor mencionar isso o mais rápido possível, normalmente eles mudam o tratamento, heheh).

Caso a data da sua passagem chegou e esta documentação ainda não ficou pronta nada de pânico, pegue seu avião do mesmo jeito mas deixe uma procuração feita em cartório para alguém de sua confiança especificando o poder de retirar essa documentação perante o consulado italiano. Chegando no conservatório é só explicar que ainda não ficou pronto e que assim que ficar te enviarão pelo correio que eles vão entender, hahahahah.

Outro assunto que também caberia aqui é "E o diploma italiano como reconhecer aqui??" isso eu ainda não sei, quando eu descobrir os passo a passo posto aqui!! Heheh Se alguém já souber eu aceito o passo a passo também!!! Hehehe

4 comentários:

  1. No caso dos diplomas de engenharia, graduação, mestrado ou doutorado, algumas faculdades brasileiras são autorizadas pelo MEC a fazer a revalidação do diploma no Brasil. A Poli/USP era uma delas, me lembro que amigos meus que tiveram que fazer isto em diplomas de excelentes cursos do exterior sofreram muitíssimo para conseguir.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas querida. Um abraço para voce de uruguay! (Cristina Santi)

    ResponderExcluir
  3. @Marcio É papito até onde eu sei o MEC não reconhece os diplomas ele mesmo alguma faculdade tem que reconhecer mas o procedimento para isso descobrirei em breve, hehehhe!!
    @Cristina De nada querida! Espero que ajude!!

    ResponderExcluir
  4. pi vc e linda, e escreve super bem... deveria manter seu blog!!!!

    ResponderExcluir