Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que não sei o nome...

sábado, 19 de dezembro de 2009

Casa

Do que um lugar pecisa para de repente o chamarmos de casa?
Ao longo da minha vida mudei de casa 7 vezes, morei em quase todo canto de Sampa e confesso que adquiri prática no assunto, vc começa embalando aos poucos e depois chega o caminhão e todas as suas coisas vão embaladinhas para seu novo endereço, é um fato que sempre algumas coisas somem no processo mas as mais importantes que caracterizam a casa estam sempre lá e eram as primeiras a serem desempacotadas, em poucos minutos mesmo no meio das caixas, com os móveis desorganizados ou mesmo sem móveis aquele novo lugar assumia claramente o posto de "casa".
Quando estava ainda em Sampa arrumando as malas as dúvidas de quais coisas seriam necessárias estarem na mala e quais era melhor comprar por lá já atormentaram bastante a minha cabeça. No fim coloquei na mala de mão alguns pequenos objetos para se apossarem do meu novo endereço e mesmo antes de ir ao banheiro no dia de chegada foram eles os primeiros a tomarem lugar nella mia stanza de uns 12 metros quadrados: o quadro com a mão de Meishu Sama e o porta-retrato amarelo com uma foto minha junto com meu namorado.

Depois foram saindo outras coisas também bem caracterizantes, meu travesseiro chiquérrimo da nasa (afinal agora meu pescoço é fresco, se não for um muito bom acordo quebrada... velhice...),  meu lençol piegas de notinhas musicais, meu cobertor da Casa & Ideas, minha toalha e roupão rosas, algumas poucas partituras, meu tecladinho enrolavél e claro meu notebook.

Logo na minha primeira ida ao supermercado comprei vários itens que você nunca compro numa viagem, coisas de casa mesmo... papel higiênico (tem aqui no collegio mas eu sou cismada, além da minha adorada rinite consumir bastante também), saco de lixo, detergente, bucha, copo (só tinha uns de plástico, bem frustante), guardanapo e claro comidinhas (aproveitando todas aquelas coisas caríssimas no Brasil que aqui não são tão caras, de uma forma geral a comida aqui é muuuuuuito cara, mas entre comprar uma mozzarela de 1,50 euros ou um gran padano de 1,65 qual vc compraria? Ainda comprei tomatinhos italianos fresquíssimos, leite scremato, azeitonas, manteiga (não consegui achar as opções sem sal e com sal, acho que aqui é só sem sal), mozzarellas frescas (tipo aquelas de bufala, mas de vaca mesmo) e pão (tipo o nosso pão de forma, industrializado, mas de pão italiano, hmmmm...). Cada item escolhido também com um critério totalmente ausente em viagens, em que potes estão? Dá pra reaproveitar? Preciso de um pote de vidro para colocar o meu Kefir (sim, ele veio comigo!!)..... depois de muita analise as azeitonas escolhidas estavam num pote de vidro com a cara do Kefir).

Assim que sentei pra comer me dei conta de tantas outras coisas que faltam na minha "casa" .... nada de talheres, por sorte meu tão companheiro canivetinho suíço me salvou... depois de bem alimentada foi hora de momentos de tensão ao tomar o primeiro banho no banheiro dividido.... dentre os 6 banheiros do meu andar (sendo só 2 com chuveiro o resto é só banheira) por sorte o que eu achei mais decente foi o que é mais perto do meu quarto, então lá fui eu, munida do meu kit para banheiro dividido que continha uma havaiana com um salto mega alto, toalha, roupão e bolsa de plástico para levar tudo pra lá, achei melhor começar com calma e tentar primeiro um banho simples, ou seja, sem lavar minha vasta cabeleira, o que adicionou uma touca de banho ao kit, além claro do sabote de mel com bucha natural dentro dele (lembrança dos dois anos de Curitiba...).
Não tinha sinal de ninguém por perto e depois de uma pequena demora para encontrar os interruptores me tranquei no banheiro do chuveiro, nada muito animador, em cabide pendurei minha bolsa e fui analisar o chuveiro, o piso é daqueles inteiros de plástico com um ralo tipo o de banheira que na verdade parecia um buraco sem fim porque não tinha gradinha, redinha nada (será que meus cabelos vão entupir isso?). Liguei o chuveiro e fiquei muito aliviada em sentir a água bem quentinha dele, ainda imagino que terei problemas quando a operação incluir lavar o cabelo porque a água sai pros lados e no meio fica sem água nenhuma. Passei o banho inteiro brigando com a cortininha de plástico do chuveiro, não sei de onde vinha um vento que fazia ela sempre grudar na minha perna, arghhhh. Me enrolei na toalha e no roupão coloquei todo o resto na sacolinha e congelando voltei pro quarto.... que frio..... devia ter trazido meu roupão que é comprido até o pé e de manga longa, mas ele não caberia na mala.... colocando o meu pijama e desfazendo a sacolinha do banho mais uma coisa fez falta, um lugar para colocar a roupa suja, um saco? No armário? Com as roupas limpas me recuso... debaixo da pia junto ao lixo também não dá, coloquei então num saco de lixo mesmo lá no maleiro.... e aproveitei para começar a escrever uma listinha de coisas que faltam em casa...


Tomando o Kefir sem açúcar no café-da-manhã do dia seguinte então me lamentei  por ter esquecido de comprar o outro pó branco necessário em casa.... Minha listinha só aumentava... preciso de uma colher de plástico para o kefir.... prato... não dá pra ficar comendo no guardanapo.... produtos de limpeza, para limpar o quarto e também o banheiro (acho que vou seguir o conselho da Dica e levar um sprayzinho comigo quando for usar o banheiro assim limpo e sento, tudo aéreo não vai rolar por tanto tempo....

No ir e vir da loja da 3, banco e etc, achei um supermercado maiorzinho que esse daqui do lado e nele perdi horas lendo um por um dos produtos, ingredientes, preços, visualizando eles vazios e o que eu poderia colocar neles depois..... sem contar as novidades, adoro ir em supermercado de culturas diferentes é ali que a gente vê quem mora mesmo comprando e escolhendo, e claro observar os nativos é sempre uma boa pedida quando se está na dúvida.... Já na entrada fiquei procurando um carrinho pequeno e não tinha nenhum pequeno, ainda com os braços fraquinhos de tanto carregar peso no dia anterior me rendi a pegar uma cestinha que na verdade era uma cestona (colocada no chão passava do meu joelho) mas logo no primeiro corredor enquanto eu escolhia que suco eu levava passou um nativo puxando a mesma cestona por uma alça que vc puxava dele (que interessante! Adorei), na sessão de sucos não poder comprar livremente o que eu queria e ficar olhando os preços foi uma prova de fogo, tinha suco de mirtilo (minha fruta favorida), puro ou misturado com maçã, deve ser ótimo, mas acabei optando por um mais barato que era um mix de frutas, quase uma vitamina, afinal aqui sem liquidificador minha vitamina matinal já era e meu organismo vai sentir falta dessas vitaminas... no caminho pra sessão de limpeza tinham bancas de panetones, 10 EUROS UM PANETONE????? Tão me zuando.... se eu soubesse tinha comido mais enquanto eu tava no Brasil, pelo jeito vai ser um natal sem chocotone... Mas por falar em Natal na sessão de bebidas ali do lado me animei com os Pro Secos em long neck, os vinhos em tetra pack não tem glamour pra isso.... heheheh.....
Comprei algumas coisinhas de limpeza, multi-uso com cândida, paninhos chupa pó pro quarto, mais algumas comidinhas, já que o panetone foi descartado comprei um tronchetto, afinal a Paty chega amanhã e provavelmente vai comer nella mia stanza no primeiro dia, o supermercado acabou, rodei ele de novo, procurei direitinho e nada, nenhuma sessão de coisas para casa... continuo sem copo, prato, talher... nutella, nutella sempre vem em copo, mas só tinha uma nutella em um pote de plástico enorme acho que com 300g....
Lanchei de novo no guardanapo e comi quantas azeitonas eu pudia (preciso desse pote!! Rs..) e mais uma vez lembrei de tantas coisas que esqueci de comprar... sabonete pra pia (detesto usar o mesmo sabonete que tomo banho), pano (afinal lavo e seco com o que a louça? Não tem lugar para escorrer...), algodão (quero tirar o esmalte, só trouxe a acetona)....

Passei menos frio nesse banho, me sequei mais antes de vir e coloquei a toalha nas pernas já que o roupão protege o resto mas ainda sem coragem de lavar a cabeça.... ai ai ....

Quando a Paty chegou fui fazer um tour pelo collegio e finalmente entrei na cozinha, grande ampla, equipada mas inusável.... tão suja e engordurada que só para conseguirmos limpar aquilo já teríamos ido embora daqui.... então fomos andar pela cidade, estávamos a procura de coisas de casa, é bom duas pessoas procurando as mesmas coisas que uma ajuda a lebrar a outra, disse a ela que ali pelo centro eu não tinha achado nem um lugar que vendesse porque nos supermercados não tinha e o resto eram essas lojas de presentes com preços absurdos... fomos então para um pedaço da cidade que eu ainda não tinha ido procurando uma parte mais popular para achar essas coisas... achei que perguntar para um hippie desses que vendem nas ferinhas seria uma boa, mas a moça também não sabia e nos indicou um outro supermercado ali perto, mais uma vez só copos e pratos descartáveis.... nada do que procurávamos, a Paty perguntou para uma senhora que muito solicitamente nos explicou e por ali realmente não tinha que só em supermercado grande e que era longe, depois da milésima vez que eu disse que não tinha problema que fosse longe ela nos deu a indicação do centro Giotto e ficava perto de onde eu fui tirar meu codice fiscale (a alegria da senhora quando eu disse que conhecia a piazza stanga foi impagável), mas antes de irmos lá passamos naquele supermercado da cestona que puxa para comprar algumas coisinhas, hoje tinha a nutella de copo e na sessão de suco tinha um tal de effervescente succo di limone que me pareceu um tipo de tang chique e que vinha num belíssimo pote de vidro no qual ficará ótimo meu açúcar, para ter o pote eu tomo por uns dias um suquinho tang sem problemas, dessa vez comprei sabão líquido e amaciante para lavar roupa, nós duas chegamos a conclusão que podemos ir lavando de pouquinho na mão mesmo no próprio quarto.
Quando chegamos em casa nos demos conta de quanto tempo perdemos no supermercado e que estava pra fechar os restaurantes da ESU, fomos correndo até o mais perto daqui de casa, que fica dentro do campus de várias faculdades, muito legal, com direito a atravessar uma pontezinha sobre um rio e tudo pra chegar, mas infelizmente chegamos 5 minutos depois de já terem tirado todas as comidas....
Resolvemos ir direto dali para o tal Centro Giotto mesmo e comer no caminho..... mas antes lembramos que estávamos do lado de onde faz o codice fiscale  e a Paty também tem que fazer o dela, por sorte não tinha fila nenhuma... no caminho só encontramos restaurantes fechando com cara de serem mega caros e a fome foi a gente começar a olhar para as pombas com outros ares..... rs.... até uma placa do mc donalds pareceu interessante.... rs..... e finalmente chegamos ao centro Giotto, um shoppingcenter, logo na entrada tinha um fast food de pizza e com a fome que estávamos paramos ali mesmo, depois de bem alimentadas continuamos seguindo as instruções da senhora do supermercado que dizia que no último piso do centro giotto tinham coisas para casa... e tinha mesmo uma loja tipo camicado, não tão popular como queriamos mas acho que é o que tem.
Na sessão de eletrodoméstico achamos um item fantástico: fornello elettrico de uma boca só, bem pequenininho, nossos olhinhos brilharam em cima dele, poderíamos cozinhar no quarto e não usar aquela cozinha imunda!!! O preço também era bom!! Eu comprei um e a Paty encomendou um pra ela!! Depois fomos pra sessão de copos, pratos e talheres, nosso plano era comprar tudo avulso mas pelos preços decidimos comprar jogos completos e dividir entre nós duas.... ficamos horas esperando a atendente se resolver com a cor de talheres que tínhamos escolhido, que não devia estar ali, que ela só tinha o código (do mesmo conjunto de talher) de outra cor, e acabamos mudando de cor pra ver se podíamos ir embora.... junto aos pratos (já que agora temos um fornello compramos também duas panelinhas), mas mesmo trocando a cor e resolvendo o talher o tal conjunto de pratos que escolhemos deveria subir de não sei onde e não subia..... já estávamos exaustas, andamos o dia todo, nesse frio.... quando a caixa do conjunto chegou aí que ficamos mais desanimadas, era bem pesado e tínhamos as outras sacolas com outras coisas.....
Fomos para a porta principal do centro Giotto decididas a pegar um taxi, carregadas daquele jeito já de noite e naquele frio só tinha essa opção.... mas quem disse que no tal shopping tinha um ponto de táxi? Não tinha, fomos então na rua chamar um e quase não passavam táxis e quando passavam tavam sempre ocupados...
Desistimos e eu fiquei esperando com as compras do lado de fora e a Paty voltou para o shopping para perguntar pra alguém onde tinha táxi.... ela voltou com um telefone anotado em um papel dizendo que tinha que ligar pro táxi mas que ela tinha acabado de ligar e não tinham táxis disponíveis.... liguei do meu celular então e fui atendida por esses atendimentos eletrônicos com identificação de voz, falei onde estávamos e depois de muitas musiquinhas a atendente me disse correndo algo que eu só entendi o final: "chega em 4 minutos", ficamos lá esperando então...... se passaram 20 minutos e nada do táxi.... então resolvemos ir de ônibus.... andamos até o ponto de ônibus mais próximo mas o ponto estava lotado e quando chegou um ônibus todo aquele povo entrou no ônibus e carregadas daquele tanto não ía rolar... eu perguntei a Paty onde era o ponto de táxi que o cara pra quem ela perguntou disse que era, ela não sabia direito mas achava que era na rua seguindo a rua da frente. Então deixei ela lá no ponto com as compras e fui andando procurando o tal ponto, passei num posto e também perguntei do ponto, ele me disse que era melhor ligar, mas quando vi que era o mesmo número que eu  tinha ligado desisti, fui andando então em direção ao tal ponto.... uma transversal da avenida que estávamos sem nem uma alma na rua e mais pra frente ainda sem luz na rua, eu andando rápido, olhando para todos os lados, no meio do caminho meu namorado liga no meu celular.... não atendo... que perigo.... andei andei e cheguei no fim da rua e não tinha táxi nenhum... só me restava voltar.... apreensiva e rezando para que não acontecesse nada cruzei com um cara de terno falando no celular todo faceiro indo em direção a escuridão da qual eu tinha vindo... voltei pro posto e pedi para o senhor chamar o táxi pra mim, afinal eu esperava ter feito algo errado e que esse táxi chegasse.... o senhor pediu o táxi pra mim mas como já estavam fechando, esperei do lado de fora, e o táxi chegou.... ufa... parecia miragem.... passamos no ponto pra pegar a Paty e voltamos pra casa..... dividimos os conjuntos e arrumamos as novas aquisições nos sentindo mais em  casa.....
Sem pensar muito fui correndo pro banheiro aproveitar a minha coragem de lavar a cabeça e graças a Deus deu tudo certo, a técnica da toalha na perna foi ótima, era ali que o frio tava terírível, só que me dei conta de que não tinha comprado nem shampoo e nem condicionador (afinal trouxe doses só para a primeira lavada), volto a colocar coisas então na minha listinha de coisas pra casa....
Enquanto eu secava o cabelo resolvi começar a esvaziar o pote do ral suco de limão efervescente... li as instruções mas quando fiz achei fraquinho e coloquei o dobro de colherinhas (com colher de metal, eba!)  e tomei, o gosto era tipo tang mesmo, de repente comecei a ter uma dor-de-cabeça terrível.... o que podia ser? Eu tinha comido muito de tarde, fome não era, sede também não acabei de tomar suco, será que foi de lavar a cabeça? Toda vez que eu lavar a cabeça vai ser assim? Ai ai .... depois de muito me atormentar com a hipótese de passar mal toda vez que eu lavasse a cabeça olhei pro pote do tal suco efervescente, me estômago se contorceu.... hm.... fiz uma pesquisinha rápida no google e descobri que não era suco coisa nenhuma, era SAL DE FRUTA, eu mereço.... como assim vende sal de fruta num pote desse tamanho  na sessão de sucos do supermercado?? Claro que foi isso que me deu dor-de-cabeça, eu nunca tomo remédio, ainda coloquei bem mais do que o indicado e sem comer a horas!!! Tomei um suquinho de verdade (o de maçã com mirtillo, não resisti em comprar um pra experimentar, é ótimo mesmo!) e comi um pãozinho e minha dor-de-cabeça passou na hora.... Peguei o super pote de effervescente e joguei tudo na pia e depois liguei a torneira (me senti uma criança fazendo experiências.... hahah.... super divertido) e em poucos segundos toda aquela porcaria foi por ralo a baixo.... e meu açúcar ganhou um belo pote de vidro.... mais tarde enquanto eu tomava um cházinho numa deliciosa xícara de porcenala (feito par estreiar o fornello) acabei com o pote de azeitonas.... amanhã meu Kefir ganha casa nova....




9 comentários:

  1. Nhaiiii adoreiii
    quando vc falou de effervescente eu imaginei de primeira ENO depois falei naõ deve ser suco mesmo nesses lugares oq eu tem de novidades..uauauaua..
    mais eu rii... adoreiiiii o tecladoo queru um daquele pra mim..*-*
    saudadess..
    essere abbastanza piccoli,
    buona fortuna in questi due anni.
    baci..
    olah tentei não sei se escrevi certoo
    sauhsahs
    beijosss

    ResponderExcluir
  2. ah pitinha tá se sentindo no "universidade" dos sims hein!! hahaha.. estou amando acompanhar suas aventuras!!! uhuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Mano, vai ser detalhista assim na..... ATOOOOOOOORONNNNNN

    ResponderExcluir
  4. Eu não tomo remédio Grazi então não tinha a mínima idéia de que isso podia existir, ainda mais vendendo no supermercado.... hahahah, escreveu certo sim! Heheh
    É uma mistura de Harry Potter com Universidade do Sims, Di... Harry Potter acho por causa da neve, passar o natal na "escola" e ser só um feriado normal e depois voltar as aulas tão rápido... sei lá...
    Adoro que todos acompanhem!! Assim me animo em escrever!!!
    Detalhes é comigo mesmo.... mas haja tempo pra escrever tudo isso... hahahah
    Saudades de todos!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Estou postando esse comentário pela segunda vez, pois a primeira não apareceu, espero que não fique repetido...
    Como nos anteriores adorei o estilo e o conteudo, sem nenhuma corujisse acho que vai dar livro mesmo. Com fotos melhorou muito. Quero ver quando os temas se enriquecerem mais: aulas, Adria, Verona, Veneza e eventuais viagens maiores, vida artistica, suas apresentações, vai ser ótimo.
    zilhões de beijos

    ResponderExcluir
  6. É, Pi, ta livrinho mesmo! muito legal...
    Me vejo sentada na sua cama apoiada no bisonho ouvindo...

    Agora, essa cestinha de puxar tem aqui tb, viu? No Dia%, meu mercado de pobre favorito!

    ResponderExcluir
  7. Sério? No Dia tem tb? Nunca tinha visto.... rs...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. muito divertidooo!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir