Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que não sei o nome...

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Na neve se usa guarda-chuva!

Como lidar com uma mudança de 40 graus de temperatura em apenas uma semana?
Quando eu estava me preparando para vir uma amiga minha que já mora aqui faz tempo me disse "desencana de trazer casacos, vc vai ter que comprar tudo aqui quando chegar, os nossos só resistem ao outono", não levei muito a sério afinal comprei um sobretudo de pura lã até o joelho em um brecho de Curitiba feito na Europa e pensei "deve que aguentar".....
Sai de Sampa num calor de 25ºC (já era de noite, mas durante o dia passou dos 30ºC) vestindo uma calça de malha fina e uma camisetinha, só a botona de couro que já estava mais adequada ao frio, mas levei comigo outras peças para vestir quando chegasse.... quando o piloto avisou que em Milão estavam 2ºC coloquei todas essas peças: meia-calça de lã, segunda pele de manga-longa, malha de lã peruana (de alpaca, bem quentinha), um gorrinho de lã, cachecol (tb de alpaca), luvas e claro, o sobretudo verde.
No percurso todo até a chegada no alojamento eu confesso que até passei calor, mas carregando toda a minha bagagem não dá realmente nenhum referência.
Na primeira noite nella mia stanza eu ainda tava morta de calor (acho que totalmente destemperada na verdade) e me atrevi a dormir de janela aberta (com a persiana abaixada) mas janela aberta.... acordei morrendo de frio e fechei-a de manhã bem cedinho, me vesti com todas as mesmas camadas do dia anterior só substituí a segunda pela por uma outra cacharrel de lã mais fininha, logo na minha primeira saída pra encontrar com a Luisa me senti congelar.... tremendo ao conversarmos na rua ela me disse que eu deveria comprar um capoto (sim, um capote, daqueles de nylon longos) e que era melhor esperar até o sábado e ir no mercado popular que acontecia numa importante praça da cidade.
Nas minhas andanças dos primeiros dias acrescentei mais algumas camadas ao meu vestuário já que a temperatura caia mais a cada dia que se passava, meu nariz e minha boca em menos de um dia já estavam todos queimados pelo frio e observando as nativas cheguei a conclusão que o modelo múmia deveria ser utilizado, vc passa o cachecol pelo nariz e pela boca também, se seu casaco tiver capuz melhor ainda vc passa ele por trás do capuz e amarra para ter certeza que não cairá com o vento. A Luisa também me sugeriu usar um chapeuzinho que tivesse uma abinha meio na cara para fazer uma barreira contra o frio que vem na cara.
Melhorou muito meu nariz ao andar pela rua mas dentro dos ambientes devido a calefação é muuuuuuuuuuuito seco e meu nariz volta a sofrer totalmente, haja protetor labial quase sendo passado na cara toda..... hahahahah.....
Como tive a proesa de perder um cachecol na rua no primeiro dia comprei outro desses bem longos que tem aqui (2 m) e me enrolar nele realmente ficou muito melhor!!
Quando a Paty chegou, expert em clima seco aprendido em Goiânia ela me ensinou a molhar a máscara de pano (ela tem uma igual a minha japonesa, ganhada de uma japonesa inclusive, será que nenhum outro lugar no mundo faz máscaras assim?) e dormir com ela molhada que melhora bastante. Aderi a máscara molhada e me senti bem melhor, pena que não dura  noite toda e eu não acordo por nada nesse mundo senão eu molhava de novo.....
No nosso primeiro dia de andanças juntas eu achei o tal chapeuzinho com abinha na cara, ele realmente ajuda a barrar o frio mas não consigo ver nada com ele e já basta o cachecol de múmia enrolado que me faz ter que virar o corpo inteiro pra cada lado quando quero atravessar a rua porque o pescoço nem gira....
Olhamos os preços dos capotes pela rua e os preços faziam com que o sábado fosse cada vez mais esperado. Olhamos as barraquinhas do centro e identificamos outro item muito interessante: as calças tipo legging mas bem mais grossas, tudo bem que as italianas não tem as pernas grossas como nós brasileiras mas era visível olhando as pernas pela rua que elas não estavam usando a mesma quantidade de meias que a gente.
Passamos frio na sexta-feira inteira mas isso foi totalmente esquecido por mim quando pesquisando num site de metereologia qual seria a temperatura do sábado li in questo momento neve a Padova, abri a janela correndo e sem nem lembrar do frio fiquei com a mão pra fora sentindo a neve começar a cair, só me dei conta quando parei de sentir a minha mão.... hahahah... Tentei ligar pra Paty, mandei SMS, mas ela já estava no décimo sono, tentei ligar pra alguém mas ninguém me atendia.... então sem poder dividir com mais ninguém postei no facebook minha alegria de ver a neve e ainda demorei 2 horas pra conseguir dormir vendo a neve cair tão suavemente.

O sábado chegou, dia de mercado na tal Pratro della Valle a maior praça da Itália e uma das maiores da Europa, a neve continuava e agora pela janela do meu quarto já se via tudo branquinho (sai da cama correndo e fui direto abrir a janela pra ver como estava, foto ao lado). Nunca vi neve cair mas já visitei lugares com neve e com meu pai aprendi uma grande lição "nunca deixe seu pé molhar com a neve", para garantir isso coloquei muitas meias e por cima minha chiquérrima galocha melissa vermelha e azul. Voltei ao mesmo site de metereologia para ver a temperatura e estavamos em -8ºC (vixe Maria!) e que a sensação térmica podia cair em até 10º quando ventasse.... pra resistir ao vento (e lembrado que eu estava indo comprar um capoto de verdade) coloquei várias blusas e minha reles capa de chuva vinho, pelo menos é de nylon, segura o vento. Gorro com abinha, cachecol de múmia e luva de couro fomos em busca da ferinha de sábado. Antes de sairmos olhei na janela para observar os nativos, tinha gente andando na rua, então conclui que poderíamos ir andando tranquilamente já que não consegui achar no site um ônibus que nos levasse até lá e não é nada longe daqui.
O primeiro baque com os -8ºC foi totalmente desapercebido pelo êxtase da primeira neve caída na cabeça, molhada, muito gelada mas linda e poética.
Fomos andando em direção ao nosso destino e logo na primeira rua encontramos algumas pessoas a pé, de guarda-chuva!! Fantástico!! Parece bem óbvio agora que estou escrevendo mas quando vi a primeira vez achei o máximo usar guarda-chuva na neve! Eu não trouxe o meu para economizar no peso da mala mas a Paty trouxe o dela e fomos nos duas debaixo dele (a neve tava fraca e confesso que a maior parte do tempo fui na frente, como sempre guiando o caminho que decorei do google maps + google earth, me divertindo com a neve caindo, em movimento a gente não sente tanto frio...).
Não tenho visto muito cachorros pela rua por aqui mas o que mais me espanta mesmo é que 1% dos cachorros que eu vejo estão de roupinha, tadinhos!! Fico morta de dó!!! Os donos encapotados e os coitadinhos (a maioria de pelo curto ainda) sem roupa nenhuma.... alguns demostram que estão com frio mas outros como dois pequeninos que encontramos no caminho estavam é curtindo a neve, brincavam pra lá e pra cá feito criança correndo e se jogando na neve, que saudade dos meu pequenos... Cidão não aguentaria esse frio (ele põe roupinha té no verão as vezes) teria que ir dentro do meu casaco.....
A Luisa ligou no meio do caminho e nos disse que a neve era especialmente pra gente que não era normal nevar desse jeito em Padova e recomendou que a Paty comprasse algum sapato impermeável também por lá.

No caminho passamos pela Basílica de Santo Antônio, coberta de neve era realmente linda, mas estava inacreditavelmente fechada, pela neve....
Quando finalmente chegamos na imensa praça acreditamos definitivamente que eles não estavam preparados para tanta neve, que nem sabiam direito o que fazer com ela.
Não tinha mercado nenhum, nada de baraquinhas, no lugar delas tinha é neve para todos os lados....
Demos a volta na praça e perguntamos pra algumas pessoas e realmente por causa da neve não tinham aberto as barraquinhas (no último sábado antes do Natal??), ficamos observando o movimento.... nos refugiamos numa padaria que a atendente era albanesa e tomamos um chazinho frio (eu perguntei se tinha quente e levei um mal educado "aqui não é um bar" dela....) pelo menos para justificar a meia-hora que passamos sentadinhas lá dentro protegidas do frio.
Um trator limpava a praça e várias vans foram se posicionando nos lugares onde a neve já tinha sido retirada (mas em breve estaria de novo, a neve não parava...), saimos da padaria e procuramos um caixa eletrônico pra tirar dinheiro, afinal nas banquinhas não deveria aceitar cartão só cash, é incrível vc enfiar seu cartão num caixa eletrônico de um banco qualquer e derrepente conseguir titrar dinheiro da sua conta, fico encantada com a globalização (apesar de saber que paguei uma bela taxa por isso). E a neve foi piorando.... o frio aumentando... e com o vento a neve vinha de todos os lados, me rendi e comprei um guarda-chuva, era o jeito, pelo menos ela não vinha de cima.... e o guarda-chuva ser automático pra quem está sempre de luvas ajuda bastante também.
As banquinhas foram abrindo bem de vagar, a primeira foi uma de árvores de natal,demos uma olhada, afinal não ter nenhuma decoração natalina é bem deprimente, mas os preços nos assustaram bastante e o espírito natalino se conformou só com a neve... hahahha
As compras na ferinha foram realmente uma luta, a neve piorou muito, já não eram mais flocos de neve e sim toroços de neve que caíam.... o frio aumentou bastante também.... nossa primeira compra luvas mais quentes, apesar de feias comprei uma daquelas de esquiar mesmo.... fiquei com mão de ursinha mas elas saíram do congelante e movimentar os dedos não era mais um suplício.... Depois achamos uns casacos de nylon ótimos, lindos e baratos, só não eram perfeitos porque eram curtos, mas mesmo assim compramos uma cada uma e o meu eu coloquei naquele exato instante e amarrei minha capa de chuva na cintura para proteger a bunda que já a alguns minutos eu não sentia....
Depois de muito andar achamos um capote (mega capote diga-se de passagem) pra mim azul-marinho, a cor que eu queria e que claro dificultou um pouco essa compra, tirei o curto e coloquei ele e a partir do meu joelho (esse é longo mesmo!) tudo começou a esquentar... que maravilha.... infelizmente nenhuma banquinha de sapatos abriu e também não achamos as leggings quentinhas...
Fomos almoçar no ESU com calma já que meu ensaio foi cancelado também por conta da neve (a maestrina me mandou um SMS dizendo que estava cancelado porque ela não sabia dirigir na neve, heheh) e nos demos conta pela primeira vez que quase todos os estudantes italianos tinham voltado pras suas casas pras férias de Natal, no restaurante só tinhamos não Italianos, muitos africanos, alguns orientais (acho que coreanos), franceses, alemães (visivelmente achando a temperatura muito agradável) e como o restaurante estava bem vazio ainda presenciamos os funcionários da cozinha irem de camiseta (!!!) tirar fotos na neve!!!
Os capote é tão quente que comecei é a passar calor no tronco..... acho que posso tirar algumas camadas da parte de cima....
Mas o kit completo de vestuário para a neve só foi terminado em Veneza no dia seguinte (detalhes de Veneza em um outro post)....

Já que minhas luvas novas eram enormes inventei uma super técnica, colocar a luva de dedinhos de fora e por cima a grandona, assim quando eu tivesse que tirar a luva pra fazer alguma coisa ainda teria a debaixo me esquentando (para provar os casacos no dia anterior minhas mãos quase cairam), já que eu tinha capuz resolvi tirar o gorro (péssima escolha assim que pisei em Veneza tive que comprar um gorro porque tava com dor na testa de frio.....), coloquei uma camada a menos de blusas de lã por baixo e acho que achei a medida exata para esse frio com esse capote.... só faltava uma coisa..... o pé.... eu estava com a minha galocha melissa que tinha resistido ao dia anterior (não congelou me pé mas tb não tava quentinho) mas em Veneza meu dedão do pé esquerdo começou a doer de frio depois que caiu a noite.... estavamos sempre procurando sapatos  pra Paty (que estava com um emprestado da Luisa mas que tb não era muito quente, só era impermeável) e depois de muitas barraquinhas e lojas achamos umas botas muito legais a preços excelentes... foi uma loucura provar no meio da rua (e no meio da lama congelada, logo que cai a neve é linda e super branquinhas, mas depois de um tempo e principalmente de pisadas em cima ela fica é uma grande lama congelada... aí é feio e perigosíssimo de escorregar!) mas conseguimos garimpar uma bota pra cada uma nos tamanhos certos (além do problema com a numeração que é diferente do Brasil, eu calço 36 mas a bota que ficou boa foi a 38). Logo que colocamos as botas e continuamos andando só nesse momento nos demos conta de quuuuuuuuuuuuanto o frio no pé estava nos encomodando, melhorou nosso humor, nossa dor no corpo e não tínhamos mais frio em nenhuma parte do corpo, de quebra ainda achamos as leggins quentinhas (calzas termicas) que fecharam de vez o nosso guarda-roupa de inverno.... agora até acho possível viver nesse frio.....




4 comentários:

  1. podia ter me ligadoo...shausha..
    sou doida para ver neve de pertooo pegar fazer uma bola de neve não sei como as pessoas conseguem...rsrsrs..
    beijinhos fica bemm
    saudades

    ResponderExcluir
  2. O blogger anda com problemas, tinha escrito um comentário imenso e perdi, apesar de ter feito backup(perdi os dois). Vou tentar outro, mais curto pq já está tarde.
    Adorei ser citado, meu amor!!! passei para a história...
    Amor aproveite para deixar claro para os tupiniquins que a neve só é linda no cinema (ela lá e nós no "geladinho" do ar condicionado, 22º...) e nas primeiras horas, imagine depois de muitos dias e também o pequeno detalhe óbvio e sempre esquecido pelos tropicais: NEVE É MOLHADA E MOLHA!
    Espero que a tradição de Padova seja cumprida e a neve dure pouco, acabando com este suplício, milhoes de beijos e abraços quentinhos

    ResponderExcluir
  3. oi, Boneca,estou adorando o seu blog.... para quem sempre disse que não sabia escrever, vc esta se saindo muito bem...curta cada minuto dessa previlegio de estar ai presenciando essa maravilha que a natureza esta te proporcionando... o molhar faz parte e é apenas um detalhe...o incrivel é estar ai sendo presenteada por esse fenomeno...beijos

    ResponderExcluir
  4. Pitinha!!! Mesmo no nosso forno de verão de 35 graus, fiquei com frio só de ler seu post! hahahahaha ! Eu morro de medo do frio e pra mim toda esta estória é uma grande aventura!!! te amo!

    ResponderExcluir