Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que não sei o nome...

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Domenica in Venezia....

No domingo dia 20 de dezembro (eu tô mega atrasada com o blog mesmo.... espero que a minha boa memória me ajude a lembrar de tudo mesmo tanto tempo depois... rs) eu e a Paty fomos convidadas para almoçar na casa da Luisa, íamos de ônibus (pela primeira vez pegar um ônibus para fora das muralhas da cidade velha de Padova) mas a Luisa acabou vindo nos buscar.  Enquanto eu me arrumava pensei, será que preciso de todo os aparatos anti-frio? Acabei indo com as duas luvas (a sem dedinhos com a grandona por cima) meu mega capote azul, meia-calça de lã mas optei por não ir de gorro, afinal tenho capuz e dentro da casa não ficaria de gorrinho...
No caminho a Luisa já foi conferindo se eu comia tacchino, fazendo uma analogia instantânea no meu cérebro com o inglês conclui que era peru, afinal cozinhar sem porco aqui na Itália é difícil....
Chegamos na casa dela, uma casa muito bonita num bairro já distante do centrinho de Padova que eu conheço, o caminho foi cheio de neve pra todos os lados, mas as ruas já tinham sido limpas pelos tratores.
O tacchino ao curry tava ótimo e o que eu achei mais interessante foi o lance com o vinho, me chamou a atenção que na garrafa estava escrito Moscato e no meu copo tinha vinho tinto, aí a Luisa me explicou que era apenas a garrafa que o vinho que tava dentro era um vinho feito aqui na região que eles vão direto na vinícula com as suas garrafas vazias de outros vinhos e enchem com o vinho dos barris, achei o máximo!!
Enquanto comíamos surgiu a frase "Voi dovete andare in Venezia oggi perchè è molto rara con la neve!", eu já me animei com a idéia, um evento raro e eu aqui do lado? É claro que eu vou, a Paty ficou meio em dúvida mas logo se animou também, depois de me esbaldar num queijo muito bom (não sei o nome mas depois de pronto ele é desfiado e colocado no leite de búfala, aí fica super molinho..... master bom) e nos doces strudel de maçã e uma bolachinha com chocolate muito boa fomos de carona até a estação de trem.
Como Veneza é realmente muito perto seguimos as instruções de não ir comprar passagem no guichê e sim na banca de jornal, pedindo um bilhete para Veneza (como as passagens e ônibus), olhamos os horários e fomos até o bienio 2, o trem chegou, entramos e nada de onde deveriamos "bater" o bilhete comprado na edicola (no ônibus fica dentro do ônibus), esperamos então que alguém viesse pedir as nossas passagens, mas depois de 30 minutos (os trens andavam com baixa velocidade devido ao gelo nos trilhos) descemos na estação de Veneza com as passagens ainda virgens na mão, no fim da plataforma vimos onde deveriamos ter "batido" as passagens e descobrimos que sem querer tínhamos ido de graça até Veneza (Brasileños......). Como já tínhamos comprado inclusive a passagem de volta, voltaremos em breve pra usar esse bilhete "extra"... heheheh
Continuamos seguindo as instruções que recebemos e viramos a sinistra pra pegar o caminho a pé até a praça San Marco, realmente Veneza é uma cidade muito linda, não estava mais com a "água alta" (quando a cidade fica toda alagada e se anda sobre passarelas que colocam nas ruas) mas as passarelas ainda estavam lá deixando claro que a água tinha acabado de baixar, apesar de termos perdido o espetáculo das águas altas agradeci porque o desconforto de andar pelas plataformas devia ser terrível.
Logo no começo me espantei com o incrível comércio de Veneza, quando se fala da cidade parece só ter os canais (que no momento estavam sem as famosas gôndolas que estavam cheias de neve) mas as ruinhas antigas cheias de loginhas e banquinhas no meio também são lindas, as que vendem as famosas máscaras de Veneza então irresistíveis, aproveitando a Paty de modelo tirei uma foto de uma das banquinhas cheias de máscaras.
O frio tava terrível..... os menos tantos que estávamos começou a pegar, logo na primeira barraquinha que vendia gorros comprei um gorro pra mim porque apesar do capuz do capote eu já tava com dor de cabeça de sentir frio na parte da frente da testa (quem diria que era um lugar que eu sentiria frio? ), toda enrolada no cachecol no auge da moda múmia fomos andando pela cidade, minha máquina fotográfica começou a consumir a bateria rapidamente, conclui que era pelo frio tadinha, mas algumas fotos ainda consegui tirar.
Me chamou a atenção que as barraquinhas pelo meio da rua pareciam uma grande feira popular mesmo, vendia panelas, roupas, sapatos, comidas, tinha uma até com um cara vendendo um tipo de pano de limpeza com microfone na boca e tudo para fazer a demostração, hehehe, igual no centro de Sampa.
O caminho era longo e com tantas lojinhas nossa velocidade não era das mais altas, rs.....
Quando encontramos nossa primeira igreja entramos para dar uma olhada, na porta tinha um simpático boneco de neve nos recepcionando e no segundo degrau da escada de entrada paramos bruscamente, era tão escorregadio a pedra bem polida com o gelo que eu só consegui subir segurando realmente firme no corrimão.

Dentro da igreja dizia que no altar estava o corpo conservado de Santa Lucia (será mesmo?? será que entendi errado?), a igreja era muito bonita, gostei bastante do altar e claro não perdi a chance de rezar minhas 3 ave marias e 3 pai nossos para fazer meus 3 desejos, hehehe. Cheguei o mais perto que podia do altar e pra mim o "corpo" continuava parecendo de mentira, mas quem vai saber, naquela época o povo era pequeno mesmo.
Muitas ruelas pra cá, muitas ruelas pra lá (sempre seguindo o fluxo) e muitas muuuuuuuuitas lojinhas, de repente apareceu uma Lush!!! Que delícia!! Adoro essa loja e infelizmente não tem mais no Brasil, entrei com a Paty já que ela não conhecia e a moça que veio nos atender fez uma mega demostração de todos os produto, sempre incríveis e cherosos, aproveitei pra comprar algo para meu lábio que tá destruído com esse frio e também um hidratante para o corpo (para a secura que é ficar dentro da calefação, heheh), mas claro queria todos os produtos, aquele monte de sais de banhos maravilhoso, será que tenho coragem de usar alguma banheira daqui?? Será que bem limpa dá pra usar??
Quando saímos da loja já estava quase escurecendo, a temperatura caía cada vez mais, mas encontramos nosso primeiro canal, tão lindo, romântico de tudo, e realmente todo neviscado parece ser um espetáculo a parte.
Achamos numa das barraquinhas as calzas termicas que parecem ser bem confortáveis e quentinhas mesmo, são de algodão bem grossas com pelinhos por dentro, comprei uma sem pé e uma com pé.
A noite chegou logo (droga de dia curto no inverno...) e continuamos andando, andando, andando..... parecia que a tal praça San Marco não chegava mais... meu dedão do pé esquerdo começou a doer de frio, já estávamos mal humoradas e perdendo a vontade de chegar nessa tal praça San Marco.... quando encontramos a barraquinha que vendia as botas de frio, compramos uma cada uma e depois de ter finalmente os pés aquecidos nos demos conta de como estava nos fazendo mal estar com os pés tão gelados... nosso humor voltou e tínhamos força pra continuar na longa caminhada pelas ruinhas de Veneza, começaram a aparecer finalmente indicações para a praça San Marco e andamos e andamos muito e muito mais...
Mas tudo valeu a pena quando chegamos na praça a visão da belíssima Basílica, dos Palácios, do Mar, tudo iluminado em plena noite era tão linda que começamos as duas a chorar (mico total, o bom é que as lágrimas são quentinhas...). Como chegamos bem depois das 17hs já estava tudo fechado pra visitação (o que garante mais uma vez a nossa volta em breve...), a bateria da minha máquina fotográfica já tinha ido com o frio então recorri a câmera do celular, a sensação de chegar num lugar tão lindo e que a tanto tempo eu queria conhecer assim tão fácil (30 minutos da minha casa) é uma sensação muito estranha, boa, mas estranha, parece que não é de verdade.... sei lá....

Minhas mãos congelavam pra tirar as fotos e preocupadas com o horário resolvemos voltar pra estação de trem, pegamos o mesmo caminho que tínhamos feito (claro com umas duas perdidinhas no caminho) pra voltar pra estação sem parar em mais nenhum lugar, chegamos quase as 20hs e fomos pra plataforma do próximo trem que passava em Padova, mas ouvindo os avisos dados nos altofalantes descobrimos que os trens estavam todos atrasadaos e que sairia um que pararia em todas as estações de outro biênio, saimos correndo até o trem, com uma única paradinha para desta vez garantidamente "bater" a nossa passagem e entramos no trem, como era um trem de 2 andares que eu nunca tinha visto fomos no 2º andar para conhecer, o trem estava bem lotado, parece que foi um dos poucos trens que acabou saindo e realmente parou em to-das das estações, ele ía de vagar e parava sem parar demoramos uns 20 minutos a mais, e como não sabiamos qual seria a nossa estação ficamos de botuca na conversa dos outros para saber qual seria a nossa, hehehe.

Finalmente descemos em Padova e fomos até o ponto de ônibus.... depois de esperar um tempão descobrimos que hoje só tinha o 42 que passava na nossa rua já que é festivo, esperamos mais um tempo e descobrimos que estávamos do lado errado da rua para ir pro nossa casa..... e depois de mais alguns minutos descobrimos que definitivamente desde que tínhamos chegado em Padova já tínhamos perdido o último ônibus.... oh vida....
Peguei o mapinha e decorei qual caminho teríamos que fazer para ir a pé..... e lá fomos nós, sozinhas pela rua naquele frio infernal, os pés continuavam quentes mas o resto do corpo principalmente minhas mãos mesmo dentro de duas luvas congelavam.... ficava lembrando daquelas notícias horríveis sobre a Polônia.... que morreram pessoas na rua tentando voltar pra casa a pé..... rs......
Mas graças a Deus chegamos sãs e salvas em casa... chegando no quarto descobri que estava - 10ºC na rua..... afffff......



5 comentários:

  1. nossa piti definitivamente só te visito no verão! que medaaaaaaaaaa!!!! a foto de veneza parece mentira, sabe aqueles cenários que vc tira foto na frente? adoro as estorinhas e moro de saudades. te amo.

    ResponderExcluir
  2. Nooossa, que horror,esta estória de não chegar vivo em casa por causa do frio!!!
    Ainda bem que você chegou congelada, mas viva, meu amor que medo!!!
    Outro sapato quente?

    ResponderExcluir
  3. Foi tudo tranquilo apesar do mega frio, é por isso que eu não gosto de saber notícias assim fico impressionada... rs.... Mas deu tudo certo e foi uma delícia!! O sapato é o mesmo do post anterior, disse que comprei ele em Veneza lembra?
    Saudades muitas de vcs!!!
    Que bom que tão gostando!!!
    Amo muito vcs!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. a cada post fico com mais vontade de vivenciar tudo isso.. espero um dia podeer sim vivenciar tudo isso...*-*
    saudades..♥

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito emgraçado e divertida essa ida a Veneza...rsrs
    ri muito da parte em que voces estavamno lado errado da rua pra pegar o onibus...rsrs
    Parabéns!!!
    At.
    J.R.S.

    ResponderExcluir