Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que não sei o nome...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Em busca da tecnologia!!

Ainda 14 dez 09

Depois de estar bem instalada nella mia stanza fui até um mercadinho que tem aqui perto comprar suprimentos básicos para comer já e para o café-da-manhã do dia seguinte, na volta pro collegio encontrei a Luisa na porta me esperando, que gracinha!!!, nos falamos um pouco e combinamos dela me pegar as 9hs da manhã para irmos pra Adria, tenho que fazer toda a burocracia do conservatório apresentar os mil documentos que passei esses últimos meses correndo atrás...
Subi, comi e antes de deitar fui dar um passeio pelo collegio.... descobri com muita tristeza que não tem wi-fi e que a internet fica só lá no térreo na salinha de computadores, que não são muito bons e que os dois lugares onde se pode conectar notebooks nunca estão vazios... lá no térreo tem várias aulas (aulas são classes, salas de estudo), aula de tv, aula de estudo, aula de música, aula magna (está parece ser bem grande tipo um auditório e o pessoal daqui me pareceu que tava vendo filme nela), biblioteca, além de uma ótima máquina de café e chocolate quente a bom preço e algumas mesas para estudo no atrio central (parece que para usar as aulas é necessário agendar antes), como não achei a cozinha e nem a lavanderia perguntei pro porteiro, fui primeiro na lavanderia, bem legal com umas máquinas que me pareceram bem modernas, para usá-las é necessário colocar moedas no total de 1,50 euros e tem umas tabelas de agendamento de uso nas paredes, fui então me aproximando da cozinha.... ouvi uma barulheira sem fim, parecia estar rolando uma festa, não tive coragem de entrar e voltei pro meu quartinho toda tímida.... com o coração bem apertado sem poder falar com ninguém direito, só dando alguns avisos via Brasil Direto, arrumei os relógios para 4 horas a mais que Sampa e fui dormir a 1 hora da manhã daqui.

15 dez 09

Coloquei o relógio para às 8hs e acordei procurando um pouco de luz.... nada..... abri a persiana do quarto e me deparei com a maior escuridão, nada de sol ainda.... ai ai.... sono ... muito sono.... Me arrumei e tomei meu café da manhã aqui no quarto mesmo desci faltando uns 15 minutos pras 9hs e fui na internet um pouco, às 9hs vim pra porta.... nada da Luisa.... 9:15.... nada.... 9:25.... comecei a ficar aflita.... 9:30.... não aguentei mais, juntei minhas moedinhas e fui no orelhão que tem no térreo e liguei pra ela....
Devido a um "Ciao Tati" com um tom absolutamente confuso, me dei conta de que eu devia estar errada e perguntei "Che ora sono?", e eram 8:30hs.... sei lá de onde ficou na minha cabeça que eram 4 hs a mais, são só 3....
Enrolei mais 30 minutos na internet e às 9hs fui pro lado de fora esperar a Luisa QUE FRIIIO!!!!! Quando ela chegou me disse que a Sara (secretária do bienio - mestrado - do conservatório) estava doente (pasmem: gripe suína!!!!) e que sem ela não adiantava nada eu ir até lá já que não poderia fazer nenhum dos procedimentos..... Ela foi embora então e eu decidi sair em busca da tecnologia para me comunicar com meus queridos do outro lado do atlântico....
Saindo da minha rua (Via Belzoni) atravesso uma avenida e continuo andando, vai aparecendo cada vez mais comércio por todos os lados, todas as construções bem antigas com muitos arcos por onde passa a calçada e dentro até uma loja da apple eu achei.... depois de passar por um pórtico bem antigo cheguei na praça da madonina como a Luisa tinha me dito, uma grande praça peatonal com lojas por todos os lados e algumas barraquinhas no meio.... andei pra lá... andei pra cá.... procurei alguém com cara de que soubesse onde tinha a loja da tal "3" (operadora de celular daqui que tem o celular com skype), achei a loja da Tim, a loja da Vodafone, da Wind... e nada da 3... as pessoas ma rua andavam todas muito rápido com as caras quase encoberta pelos longos cachecóis enrolados, me chamou a atenção várias senhoras muito bem vestidas de belíssimos casacos de pele até o pé com quase nenhum dente na boca (prioridades estranhas.... rs), achei uma livraria e entrei, logo achei meus adorados Harry Potters em italiano a preço descente 13euros (Paguei quase 100 reais pelo primeiro livro da série em italiano e desisti de comprar no Brasil), aproveitei a grande oportunidade para perguntar pra moça do caixa... mas ela não sabia.. que azar... continuei andando e encontrei um guarda, perguntei pra ele, era bem perto de onde eu estava ainda pela região peatonal do centro.
Cheguei na loja e confirmei as informações que haviam me passado sobre o custo do celular e também perguntei sobre uma chiaveta de internet 3g, quando fui fechar o contrato o moço me pediu os documentos e dei meu rg português, aí ele se deu conta de que eu estrangeira (fiquei me sentindo com meu italiano.... hahaha) e disse que eu tinha que ter meu codice fiscale definitivo (o cpf daqui) que sem ele nada feito, ele me deu o endereço de onde tinha a agência que fazia isso e me disse que depois de feito era para eu voltar.
Voltei pro guardinha de antes com o endereço na mão e ele me disse pra pegar o ônibus 18 e descer na piazza stanga que a rua que eu precisava ir saia da praça. Cheguei no ponto de ônibus e me dei conta de que eu não tinha passagem para o ônibus (normalmente na europa os ônibus não tem cobradores), fiquei um tempo no ponto pensando.... eu observo o próximo ônibus que chegar como as pessoas que entrarem vão fazer?.......... e se for o 18?....... demorará mais 20 minutos pra vir ontro...... será que não dá pra ir a pé?....... peguei o mapa que eu arrumei no escritório da ESU quando fui assinar meu contrato, dei uma olhada e cheguei a conclusão de que dava pra ir a pé.... Fui andando seguindo o caminho que o ônibus faria, conferindo de ponto em ponto se o 18 continuava passando por ali.... andei.... andei.... andei.... andei mais ainda... passei uma ponte... avistei a estaçãod e trem que eu cheguei no dia anterior.... andei .... e cheguei nela... chegando nela vi uma banca de jornal que dizia "venda di biglietti" e fui lá comprar algumas passagens de ônibus... comprei 2 (1 euro cada uma e nelas dizia que durava 75 minutos de uso), fiquei no ponto e logo veio o 18, entrei e como o esperado não tinha cobrador só uma maquininha onde colocava a passagem e ela carimbava a hora. Depois de mais uns 5 pontos (era longe.... apesar de que os pontos aqui são bem perto um do outro), desci, achei que era ali.... mas ainda não era.... voltei a andar e andar e de repente fiquei com um frio mortal no pescoço na nuca e fui arrumar meu cachecol.... mas ele não estava mais lá, olhei pra trás, voltei um pouco, nessa região da cidade parecia que todos só andavam de carro e nada do meu cachecol em arco-iris .... desisti e voltei a andar pra compensar o frio de estar sem ele.
Finalmente cheguei na tal agência, peguei uma fila, fui no guiche, disse o que queria, me deram um formulário, eu preenchi, voltei no balcão, "hm, tu sei portoghesa?", me deram uma senha: EB33, estava no EB14.... ai ai .... peguei meu novinho Harry Potter e comecei a ler....
Já pelo terceiro capítulo (lembrem-se que ler em outra língua que não a sua língua mãe demora mais que o normal, pelo menos pra mim demora) e mais de 1 hora depois me chamaram, dei meus dados mas definitivamente os italianos não entendem os documentos portugueses e também (porque na carteirinha da ESU já ficou assim) meu codice fiscale saiu como Helene Ramos (nome) e Tati (sobrenome).... rs... rs... a moça levantou e pediu pra eu esperar e fiquei lá esperando chegar uma carteirinha recem impressa do meu codice fiscale, mas quando ela voltou ela tinha uma reles sulfite impressa simplesmente na qual ela carimbou e assinou e meu deu "pronto!". Tudo por um simples papelzinho que dava pra fazer em casa??
Voltei pro ponto e peguei o 18 pra voltar para a loja da 3, andei até lá e CHIUSA, horário de almoço, reabre só as 15:30hs...
Depois de tanto andar eu estava é com fome, nesse frio ainda, peguei meu mapinha do ESU e procurei o bandejão (restaurante universitário) mais próximo de onde eu estava, fui andando até lá, já achando que tinha passado quando entrando numa belo portão antigo me deparei com um baita restaurante, fui lendo os mil cartazes espalhados em busca de informação e até me achei em um deles (no cartaz que dizia os idoneos para receber bolsa de 2009/2010), encontrei uma máquina com cara de insira seu cartão, inseri meu cartão ESU e apareceu a minha fotinho dizendo que eu não tinha crédito nenhum.... cliquei então em ricarica, coloquei uma nota de 20 euros (que a máquina demorou horas pra aceitar mesmo ela sendo novinha) e me sentindo toda dentro do esquema (rs) peguei a fila pra se servir, tinha comida pra caramba, primeiro escolhe o pão, depois escolhe o primeiro prato (fui no espaguete a bolonhesa mesmo, já que todos os pratos tem apenas o nome deles escrito e não os ingredientes, tiquei com preguiça de perguntar qual tinha porco ou não), não quis segundo prato e escolhe uma opção que dizia que podia escolher um pedaço de queijo no lugar do segundo prato com 10 OPÇÕES DE QUEIJO e não era uma miséria era um belo pedaço, eu peguei um pedaço de umas 150gramas de emental (que chique!), no fim peguei um copinho de plástico vazio e chegou o caixa, dei meu cartão ESU ele passoou na máquina e debitou 4 euros pela comida, o máximo.
O restaurante estava mega lotado e enquanto eu procurava uma vaguinha sequer nas grandes mesas de umas 20 a 30 pessoas encontrei onde se pegava as bebidas: bem no meio do salão tinha daquelas máquinas que vc põe o copo e aperta pra sair o líquido, opções de bebida: água com gás - pepsi - fanta - vinho - cerveja (dá pra acreditar?).
Achei um lugar bem no cantinho e mais um glamour ao sentar na mesa: uma bela garrafa de azeite de oliva extra virgem a vontade.....
Comi tudo (tava uma delícia) e fui com o meu papelzinho vale-dessert pegar uma fruta de sobremesa, tb podia ter escolhido um expresso, mas como eu não tomo café e fruta é bem caro aqui, peguei uma mexerica tb muito boa.
Voltei pra casa, falei com a Luisa, estudei um pouco da missa que vou cantar dia 27 e voltei para a loja da 3.... chegando lá a moça que me atendeu me disse que não podia passar de jeito nenhum num cartão internacional que precisva ter uma conta ou um cartão de um banco italiano. NÃO ACREDITO!!!!!
Desolada fui andando pela rua e avistei um banco com vários cartazes com propaganda para estudantes, entrei.
Expliquei toda a minha situação para o Matheo, mostrei todos os meus documentos, ele os xerocou e me disse pra voltar no dia seguinte que ele falaria do meu caso para o seu superior para ver o que ele podia abrir pra mim no banco.
Esperei a Luisa no meu quarto estudando (toda triste de ainda não poder me comunicar) e pelas 18:30hs fomos até o médico dela pegar meu certificato di idonetà psico-fisica per convivere in comunità, é cada documento que eles pedem.... rs...rs .... isso mesmo.... um certificado de que eu não sou maluca.... hahahahha
Chegamos lá, era bem fora do centrinho de Padova que eu tanto andei hj, numa zona toda residencial, e a sala de espera estava lotada, esperamos, conversamos e depois o médico nos atendeu direto no computador fazendo o certificado sem nem me examinar (que bom, imagina se eu não passasse? Rs), mais uma vez saiu como Helene Ramos Tati e a Luisa me trouxe de volta pra casa.
Fiz minhas coisinhas e fui dormir mais uma vez sonhando com ter internet no quarto.....
16 dez 09
Acordei, me arrumei, tomei minha colazione no quarto e fui pro banco, chegando o Matheo me disse que poderia abrir um tal Genius Card pra mim que funciona como uma cartão pré-pago mas que me gera um número IBAN e que ele disse que deveria servir para a 3 (esse tal número IBAN é tipo sua conta bancária). Burocracia sem fim..... horas passando.... assinaturas e mais assinaturas..... Helene Ramos Tati de novo..... e de repente "Numero di telefonino?", mas é claro que eu não tenho um número de celular ainda, se afinal tô fazendo tudo isso para comprar um, mas inacreditávelmente era obrigatório, dei o da Luisa na esperança de que ela não se importasse.
Depois de muuuuuuito, fiz minha primeira recarga e voltei a loja da 3 correndo porque eram 12:15....... CHIUSA, tinham fechado 15 minutos antes..... ai ai .....
que martírio.....
Achei um supermercado bem mais interessante e barato do que aquele do lado do collegio e perdi a noção da hora lendo cada coisinha e escolhendo o que comprar, principalmente na seção de produtos de limpeza, o que a gente não conhece demora muito mais mesmo.....
Voltei toda carregada pra casa e me dei conta que tinha perdido o almoço do ESU, comi no quarto mesmo e fui a pé até a estação de trem esperar a Patrícia (como ela não deu notícia de em qual trem viria fui no horário do trem no qual eu cheguei esperá-la), fiquei lá no bienio 5, o trem chegou, a temperatura baixando, e me senti no século passado esperei todas as pessoas irem embora da plataforma e fiquei só eu lá, ela não tinha chegado nesse.....
Liguei pra Luisa e dei o horário dos próximos trens e ela cobriria o plantão do próximo (16:40) enquanto eu voltava na 3.
Cheguei na loja da 3 e no lugar dos dois atendentes das outras vezes tinha um outro que eu nunca tinha visto que prontamente me deu o celular e a chiaveta de internet e que preferiu passar no meu cartão internacional....... INACREDITÁVEL!!!
Finalmente conectada com o mundo de novo fui andando pela rua até a estação de novo digitando torpedos pros queridos enquanto minhas mãos congelavam fora das luvas...

6 comentários:

  1. Me senti a propria protagonista da história..*-*
    gostaria de presenciar tudo isso ao vivo ..
    cada palavra faz como eu me sinta em um filme.. lindooo.. saudadess..
    to adorandooo...cada capitulo dessa história..^^
    lerei esse livro até completar dois anos ... lógico tu irá voltar..shauhsa
    beijos saudades mil.. Grazielle França

    ResponderExcluir
  2. Olha que maravilha!!! um bloooog
    Adorei meeeeeeesmo suas primeiras impressoes!! fantastico! e que luta soh para conseguir um celular!! QUE POVO ENROLADO! saudades do brasil hein?? hahahaha
    cuidado com os molhos a bolonhesa, normalmente eles fazem com uma parte de carne de porco(sim, eh tradicional e fica uma DELICIIIIIA, para mim eh claro)
    Saudades grandes e agudas...

    ps: eu li umas 10 vezes a parte que voce fala da comida, me deu tanta fome, HUMMM a parte do queijo, imaginei uma pedaco enorme, DAVA PARA REPETIR?, aaaaaa que vontaaaade!!

    viu, nao tenho acento aqui tambem...ahuahua

    beijinhos, tudo de melhoooor

    Bruno

    ResponderExcluir
  3. Seu estilo está cada vez melhor. O Luciano tem razão vai dar para publicar um livro! Se continuar neste ritmo, coisa que acho impossivel, pois com o tempo devem diminuir as novidades,já vai dar para publicar algo com 200 páginas depois de 3 meses.
    Adorei a estória da compra do "3" que poderia ser o nome do capitulo.
    mille baci

    ResponderExcluir
  4. Tati!

    que delícia saber de tudo!
    continuaaaa!
    boa sorte aí querida! pelo jeito tá se virando hipeeer bem!

    beijão! Rafa

    ResponderExcluir
  5. nossa, eu tenho muita dificuldade de mudanças. mudei poucas vezes. na infância um pouco mais, mas nem percebi muito. depois só duas vezes. e nem mudei de cidade. eu estou lendo um livro fascinante de uma colombiana. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. burocratas não é qualidade só nossa !!! hahahahahaha

    ResponderExcluir